Em memória a Alfredo Faria Junior

Alfredo Gomes de Faria Junior foi o mentor do PPGCAF e seu primeiro coordenador. Veja um pouco de sua história. Clique aqui!

Alfredo concluiu seus cursos de graduação em Educação Física e em Pedagogia, seu Mestrado em Educação (Métodos e Técnicas de Ensino) e Doctorat en Education Physique - Universite Libre de Bruxelles em 1980, com grande distinção. Fez seu curso de pós-doutorado na Faculdade de Educação, na Universidade de Londres. A Universidade do Porto, através de sua Faculdade de Desporto (FADEUP), outorgou-lhe o título de Doutor Honoris Causa. Trabalhou como professor adjunto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, de 1974 a 2004 - Aposentado. Sua última filiação foi a Universidade Salgado de Oliveira. Como professor titular do Programa de Pós-graduação em Ciências da Atividade Física, publicou artigos em periódicos especializados, trabalhos em anais de eventos, capítulos de livros e livros. Orientou dissertações de mestrado e tese de doutorado, além de trabalhos de conclusão de curso na área de Educação Física. Recebeu diversos prêmios e homenagens. Em suas atividades profissionais interagiu com centenas de colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu Currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Educação Física, idosos, atividade física, atividades físicas, desporto, didática, formação de professores, promoção da saúde, educação gerontológica e educação especial. Alfredo faleceu no dia 9 de junho de 2019, deixando-nos uma herança inestimável. Temos saudade.