Internacionalização

Universidade do Porto, Portugal. Uma das parcerias mais antigos mantidas pelo PPGCAF-UNIVERSO é com a Universidade do Porto, através de sua Faculdade de Desporto (FADEUP). Assim, docentes da UNIVERSO vão à FADEUP para atuar em disciplinas específicas do curso de mestrado ali oferecido. A FADEUP tem se envolvido em vários projetos acadêmicos por todo o Brasil, para o que concorreu a atuação de docentes como Jorge Olímpio Bento, José Pedro Sarmento ou Antonio Teixeira Marques (in memoriam). Além disso, três egressos do PPGCAF realizaram o doutorado na Universidade do Porto.

Universidade Pedagógica, Moçambique. Os reitores da UNIVERSO e Universidade Pedagógica de Moçambique (UPM) assinaram Convênio de Colaboração Acadêmica, Científica e Cultural, a partir da cooperação já existente entre o PPGCAF da UNIVERSO e o Programa de Pós-Graduação em Ciências de Desporto da UPM. Intercâmbios de docentes já ocorrem desde 2017 e prevê-se o desenvolvimento de projetos em parceria, nomeadamente nas áreas da gestão do desporto e atividade física e promoção da saúde.

Universidade de Évora, Portugal. Os professores Mario Teixeira (Universidade de Évora) e Carlos Alberto Figueiredo da Silva (PPGCAF) têm realizado atividades de ensino e pesquisa.

Universidade da Coruña, Galícia, Espanha. Os professores Gonzalo Márques (Coruña) e José Lattari (PPGCAF) têm projetos e publicações em conjunto.​

Escola Superior de Saúde Jean Piaget do Algarve, Portugal. A professora Sara Menezes (PPGCAF) atua em parceria com a professora Beatriz Minguelli (Jean Piaget).

Universidad Nacional de Jujuy, Argentina. A professora Grit Kirstin Koeltzsch realizou estágio de pós-doutoramento no PPGCAF, com a supervisão do professor Carlos Alberto Figueiredo da Silva e mantêm projetos de pesquisa e publicações em conjunto.

Universidade de Razi, Iran. O professor Shahrouz Ghayebzadeh e o professor Carlos Alberto Figueiredo da Silva têm projetos e publicações em conjunto. O prof. Shahrouz realiza estágio de pós-doutoramento no PPGCAF sob a supervisão do professor Carlos.

DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS