Internacionalização

Um dos convênios mais antigos mantidos pela UNIVERSO é a parceria com a Universidade do Porto, através de sua Faculdade de Desporto (FADEUP). Assim, docentes da UNIVERSO vão frequentemente à FADEUP para atuar em disciplinas específicas do curso de mestrado ali oferecido. A FADEUP tem se envolvido em vários projetos acadêmicos por todo o Brasil, para o que concorreu a atuação de docentes como Jorge Olímpio Bento, José Pedro Sarmento ou Antonio Teixeira Marques. Dentro desse contexto, a UNIVERSO pertence à Associação de Universidades de Língua Portuguesa, tendo participado regularmente de suas reuniões. Em 2018, gestões foram feitas no sentido de retomar as atividades comuns previstas pelo convênio, principalmente na área da gestão do desporto.

Em maio de 2018, os reitores da UNIVERSO e Universidade Pedagógica de Moçambique (UPM) assinaram Convênio de Colaboração Acadêmica, Científica e Cultural, a partir da cooperação já existente entre o PPGCAF da UNIVERSO e o Programa de Pós-Graduação em Ciências de Desporto da UPM. Intercâmbios de docentes já ocorrem desde 2017 e prevê-se o desenvolvimento de projetos em parceria, nomeadamente nas áreas da gestão do desporto e atividade física e promoção da saúde.

Desde 2003, a UNIVERSO integra a rede projeto Máster, no contexto do projeto inter-universitário para a formação de professorado de qualidade para a docência pré-universitária (MIFORCAL). Esse projeto faz parte do Programa de cooperação no âmbito do ensino superior entre a União Européia e a América Latina. Este projeto tem como instituição coordenadora a Universidade de Veneza (Universitá Ca Foscari di Venezia), por meio da unidade SSIS/Scuela Interateneo di Specializzazione degli Insegnanti Del Veneto e encontra-se registrado na União Européia com o código de referência II- 0452-FA-FI. A UNIVERSO é uma das instituições participantes. A Rede é composta de 11 instituições no Brasil, Argentina, Paraguai, Itália, Espanha e Portugal. Os seguintes pontos podem ser destacados como inovadores neste Projeto:

1. Formação docente /continuada e inicial a distância para escola secundária; 2. Tecnologias da informação e comunicação/on line (criação de uma plataforma virtual de caráter internacional); 3. Formação de tutores; 4. Investigação científica; 5. Interdisciplinaridade; 6. Interinstitucionalidade. O projeto Alfa Rede MIFORCAL iniciou-se com a construção da proposta teórica metodológica, no período de Maio-Agosto/2003, foi avaliado na 8ª ronda, que iniciou o processo avaliativo a partir da data limite de registro da proposta na Comunidade Européia/CE, em 30/10/2003, e teve sua recomendação divulgada em Junho/2004.

DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS