Linha de Pesquisa 2
Aspectos Fisiológicos e Neuropsicológicos da Prescrição do Exercício Físico na Saúde e Desempenho Humanos
A identificação das estratégias adequadas de prescrição de exercícios é um aspecto importante para que se alcancem os resultados pretendidos com mais eficácia e segurança. Esta linha de pesquisa estuda questões fisiológicas e neuropsicológicas da prescrição de exercícios, envolvendo diferentes métodos de treinamento, aplicados a diferentes populações. Além disso, são investigados os efeitos das manipulações das variáveis de prescrição dos exercícios aeróbios, de força, de flexibilidade, bem como de modalidades mistas nas populações estudadas. A linha de pesquisa visa identificar as melhores estratégias para aperfeiçoar as respostas ao esforço em termos agudos e adaptações em longo prazo. Nesta Linha de Pesquisa atuam os docentes José Eduardo Lattari Rayol Prati, Roberto Poton, Silvio Rodrigues Marques Neto e Walace David Monteiro, com os seguintes projetos de pesquisa: Atividade física e obesidade na infância e idade adulta (responsável: Prof. Silvio Neto); Estimulação transcraniana por corrente contínua aplicada à saúde e ao desempenho físico (responsável: Prof. José Eduardo Lattari Prati); Integração entre metabolômica, marcadores clínicos, psicofisiológicos e de desempenho relacionados à fadiga crônica (responsável: Prof. Thiago Guimarães); Abordagem Sistemática e Meta-analítica de Estudos Experimentais sobre Efeitos do Treinamento Resistido e Aeróbio em desfechos Morfofisiológicos de diferentes Populações (responsável: Prof. Roberto Poton); Respostas fisiológicas agudas e crônicas a diferentes modalidades do exercício físico em populações com características clínicas diversas (responsável: Prof. Walace Monteiro).
Professores:
José Eduardo Lattari Rayol Prati. Desenvolve estudos sobra a estimulação transcraniana por corrente contínua aplicada sobre diversas áreas do córtex cerebral, que tem sido investigada no âmbito da saúde e do desempenho físico. O objetivo dos estudos é investigar os efeitos agudos da estimulação transcraniana por corrente contínua nas respostas cardiorrespiratórias, força e potência muscular, além de desfechos relacionados ao desempenho físico.
Walace David Monteiro. Desenvolve estudos que investigam os efeitos das manipulações das variáveis de prescrição dos exercícios aeróbios, de força, de flexibilidade, bem como de modalidades mistas nas populações estudadas. Desta forma, investiga questões metodológicas do treinamento, sob o prisma da sua adequação a diferentes populações. Além disso, são investigados os efeitos agudos e crônicos da prática de exercícios aeróbios, de força muscular, de flexibilidade e concorrente, visando identificar as melhores estratégias de prescrição do exercício para aperfeiçoar as respostas fisiológicas em termos de segurança e adaptações ao esforço.
Silvio Rodrigues Marques Neto. Realiza estudos que investigam os efeitos de diferentes tipos de exercícios físicos com sobrecargas equalizadas nas respostas metabólicas, cardiovasculares e nas escalas psicoafetivas em pacientes com depressão.
Roberto Poton. Desenvolve estudos sobre efeitos do treinamento resistido e aeróbio em desfechos morfofisiológicos de diferentes populações, conta com um processo importante para analisar e avaliar a literatura vigente sobre o estado da arte, de modo que seja possível sustentar criticamente hipóteses previamente elaboradas, expandir conhecimentos específicos, identificar possíveis lacunas na literatura, indicar novos rumos de investigações, sintetizar os conhecimentos sobre a dose resposta de exercício mais adequada, nortear pesquisadores e alunos para o desenvolvimento de produções científicas, além de guiar as decisões na prática clínica. .
Thiago Teixeira Guimarães. Desenvolve estudos sobre marcadores clínicos, psicofisiológicos e de desempenho relacionados ao estresse, fadiga, síndrome de overtraining e burnout. Investiga variáveis fisiológicas associadas ao estresse e fadiga por meio de testes cardiopulmonares de exercício e do monitoramento de cargas internas e externas. Seu foco é contribuir para o desenvolvimento de estratégias práticas que favoreçam a periodização consciente do treinamento em diferentes modalidades esportivas, além de ferramentas que promovam a adesão em programas de condicionamento e saúde.