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Linha de Pesquisa 1

Educação Física, Atividade Física, Esporte e Manifestações Culturais

Esta linha de pesquisa investiga o papel das atividades físicas em um contexto de embates entre a exclusão e a inclusão social. Fenômenos socioculturais como os preconceitos e estereótipos, bem como os determinantes econômicos e sociais da prática das atividades físicas constituem-se tópicos de investigação. Investiga o esporte como fenômeno sociocultural e os desdobramentos das práticas esportivas nas suas complexas relações com a sociedade. Busca um olhar plural para o papel das atividades físicas, considerando as diversidades e contradições da dinâmica social; problematiza as relações humanas considerando os princípios de exclusão/inclusão, as questões que abordam a violência e a saúde com concepções ampliadas. As temáticas abrangentes desenvolvidas em relação às atividades físicas incluem: educação física escolar, violências, racismo, questões de gênero, envelhecimento, projetos sociais esportivos e desenvolvimento sustentável. Atuam nessa Linha de Pesquisa os docentes Carlos Alberto Figueiredo da Silva, Renata de Sá Osborne da Costa, Roberto Ferreira dos Santos, Martha Lenora Copolillo, com os seguintes projetos em andamento: Relações Étnico-raciais, gênero, educação física e esporte: significados instituídos e instituintes (responsável: Prof. Carlos A. Figueiredo da Silva); Educação Física e esporte para o desenvolvimento sustentável e a paz (responsável: Profª Renata Osborne); Processos educativos em redes de inclusão/exclusão: educação física, corpo, currículos e formação docente (responsável: Profª Martha Copolillo);  Educação Física, esporte e violência (responsável: Prof. Roberto F. Santos); Atividade física, desenvolvimento e inovação: aspectos socioculturais e suas implicações nos campos acadêmico, esportivo e tecnológico (responsável: Prof. Carlos A. Figueiredo da Silva).

 

Professores:

 

Carlos Alberto Figueiredo da Silva. Desenvolve pesquisas nas temáticas de Relações étnico-raciais e de gênero nas Atividades Físicas, Educação Física e no Esporte. Seus estudos buscam compreender e analisar o universo de significados partilhados por diferentes atores sociais no que concerne às relações étnico-raciais. Incluem-se no âmbito deste estudo, as relações e interferências das crenças religiosas, as discriminações e preconceitos que sofrem grupos minoritários, as ideologias presentes nas escolas, nas comunidades e a influência que exercem na construção dos projetos pedagógicos, o cotidiano escolar e as manifestações de intolerância e desrespeito à diversidade, ao contexto legal e questões locais. Desenvolve também estudos na área de gestão e inovação no campo das atividades físicas.

 

Renata de Sá Osborne da Costa. Pesquisa o campo das atividades físicas e as relações com o desenvolvimento sustentável e a paz.  A Educação Física e o esporte têm se desenvolvido muitas vezes em direções equivocadas. No entanto, têm um papel significativo a desempenhar para contribuir nos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, liderada pelas Nações Unidas. Através de pesquisas qualitativas ou mistas, investiga-se como a Educação Física e o esporte em ambientes formais e não formais pode contribuir para o desenvolvimento sustentável e a paz.

 

Roberto Ferreira dos Santos. Desenvolve pesquisas que versam sobre a temática das violências no Esporte, na Educação Física e nas Atividades Físicas. Busca-se estudar os mais variados ambientes nos quais o esporte se faz presente: escola, clubes e educação informal e as possíveis manifestações de violências, sejam elas explicitamente manifestadas ou dissimuladas por comportamentos aparentemente despretensiosos. O referencial de Norbert Elias é utilizado em função da questão da abordagem configuracional ser central na obra do autor e ainda bastante contemporâneo. Além disso, ainda sobre o referencial do autor, o conceito de limiar de repugnância orienta as reflexões dos estudos desenvolvidos.

 

Martha Lenora Copolillo. Desenvolve pesquisas tecidas com fios teórico/metodológicos com os cotidianos. Estudos das Corporeidades nas múltiplas redes socioculturais, dando ênfase aos cotidianos escolares. Investigações que tomam “o corpo” como significante central para pensar as relações das Atividades Físicas, da Educação Física com os currículos, com a formação de professores(as) e com os processos de inclusão e exclusão, permeados por diversas temáticas que se evidenciam na sociedade contemporânea. Incluem-se também estudos com as mídias e com as epistemologias das imagens.

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